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Do home office para o presencial_ como estimular a equipe a entrar no ritmo

Atualizado: 1 de set. de 2022

À medida que as taxas de vacinação aumentam e os empregadores começam a planejar a reabertura de seus escritórios, surge uma grande questão: como você motiva os funcionários a retornarem?



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Uma das histórias de sucesso da pandemia foi a adoção do trabalho remoto. Uma pesquisa de janeiro de 2021 descobriu que 83% dos empregadores afirmam que o trabalho remoto foi bem-sucedido para sua empresa. Isso é um aumento de 10% em uma pesquisa de junho de 2020.


É um caso de boas/más notícias. Embora algumas empresas tenham sobrevivido devido à força de suas iniciativas de trabalho remoto, fazer com que os funcionários voltem ao escritório tem seus próprios desafios. Na verdade, outra pesquisa de janeiro, feita pela LiveCareer, descobriu que um terço dos trabalhadores pedia demissão antes de voltar para o escritório em tempo integral.


“Agora sabemos que o trabalho remoto é bom para muitas coisas, mas não para tudo”, diz o analista global de RH Josh Bersin, fundador da Bersin by Deloitte. Ao mesmo tempo, as empresas precisarão equilibrar as necessidades dos funcionários com os planos da empresa de trazer as pessoas de volta ao escritório e felizes por estar lá, diz ele.


1 Comece com a segurança


A questão número um que deve ser gerenciada antes que os funcionários voltem ao escritório é a segurança, diz Tami Simon, líder de consultoria corporativa e vice-presidente sênior da Segal, uma empresa de consultoria de recursos humanos e benefícios para funcionários.


A consultora afirma que: “Acima de tudo, os funcionários precisam se sentir seguros: física, mental e financeiramente. Os empregadores devem descrever de forma transparente como planejam tornar seu local de trabalho um local seguro”. Além das medidas físicas que as empresas precisam tomar, os funcionários precisam sentir que não enfrentarão as consequências por expressar suas necessidades ou relutar em voltar para o escritório, diz Tami.


Algumas de suas preocupações podem ser suprimidas comunicando as iniciativas e políticas de segurança física da empresa, diz Jikku Venkat, diretor de tecnologia e cofundador da plataforma de software de gerenciamento de doenças infecciosas ReturnSafe. Isso pode incluir verificações de sintomas, distanciamento físico dos espaços de trabalho, programação escalonada, testes, requisitos de equipamento de proteção individual, limpeza aprimorada e outros.


“É importante que você tenha uma abordagem muito sistemática e não algo ad hoc com relação a esses protocolos”, diz ele. E embora possam parecer ações diretas, muitas empresas ainda não descobriram sua própria abordagem, acrescenta Bersin.


2 Comunicar


Para que os funcionários se sintam confortáveis, quanto mais motivados, para voltar ao escritório, eles precisam saber o que esperar, diz a consultora de RH Brenda Neckvatal.


Portanto, ao tomar decisões sobre como serão suas programações no escritório ou híbridas, mantenha sua equipe informada. (A pesquisa da PwC descobriu que mais da metade dos funcionários (55%) deseja trabalhar remotamente pelo menos três dias por semana, enquanto mais de dois terços dos executivos (68%) querem funcionários no escritório pelo menos três dias por semana.)


É uma boa ideia comunicar políticas, mudanças e expectativas em diferentes plataformas, como e-mails de funcionários, reuniões de gerentes e até podcasts internos. Este é outro período de mudanças rápidas e sua equipe precisa de ajuda para antecipar o que está por vir, diz a consultora.


Ao discutir os planos com os funcionários, é provável que você obtenha suas opiniões sobre o que está acontecendo. Lide bem com isso, enfatiza Neckvatal. “Ou sua organização segue em frente com isso ou, se não o fizer, pelo menos volte e diga a eles que você os aprecia por dar sugestões”, diz ela. Isso os ajuda a se sentirem valorizados e a reconhecer que suas contribuições são importantes.


3 Reconheça que seus funcionários mudaram


As pessoas que estão voltando para seus cubículos recentemente distantes não são as mesmas que partiram há um ano, diz Simon. Antes da pandemia, empresas como bancos e seguradoras podem não apenas ter desencorajado o trabalho remoto, mas também proibido por questões de segurança.


Agora, não apenas o trabalho remoto se tornou popular, mas aconteceu durante uma crise. A vida dos funcionários muitas vezes ficava nua no pano de fundo das ligações da Zoom. As acomodações foram feitas para a colisão entre vida profissional e pessoal e os funcionários vão esperar mais do mesmo no futuro, estejam eles no escritório ou não, diz Bersin.


Um de seus clientes costumava passar todas as sextas-feiras viajando cerca de cinco horas de ida e volta para uma reunião de equipe. Agora, a reunião é uma videoconferência. “Ela disse: 'Por alguma razão, nunca fizemos isso antes. Nunca foi aceito '”, lembra ele. Agora, ela espera que a chamada do Zoom se torne a norma e eles encontrarão maneiras de obter contato face a face de outras maneiras.


4 Procure por novas necessidades de benefícios


Os funcionários também podem ter novas necessidades de benefícios, diz Simon. Isso pode variar de suporte adicional de saúde mental a assistência de cuidados para bem-estar financeiro e educação.


A melhor maneira de determinar essas necessidades e garantir que seus funcionários recebam o suporte de que precisam é examinar seriamente sua base de funcionários. Converse com os funcionários e descubra suas opiniões, mas também olhe para o seu programa de benefícios sob a ótica do que sua organização pode oferecer e quais investimentos irão atender melhor às necessidades mais imediatas de sua equipe.


Bersin acrescenta que reforçar a cultura de bem-estar da sua empresa também pode ser uma boa ideia. “Eu venho do mundo onde você só vai trabalhar e lidar com isso. Mas, nos últimos três a cinco anos, as expectativas dos colaboradores em relação a programas de bem-estar, programas de mindfulness, descanso, folgas, pausas e ferramentas para nos ajudar a programar nosso tempo são muito altas”, afirma.


É provável que seus funcionários tenham novas demandas em relação à qualidade de vida, especialmente se eles estão gastando mais tempo se deslocando para voltar ao escritório.

5 Adapte seu espaço


Crie um espaço ao qual as pessoas queiram voltar. Isso pode incluir mudanças no espaço físico e necessidades de acomodação, como escrivaninhas para ajudar os funcionários a evitar o sedentarismo o dia todo.


Se você pretende fazer rodízio de funcionários que estão dentro e fora do escritório, convém abandonar as mesas fixas e criar estações de trabalho que possam ser compartilhadas. “Esta é uma oportunidade de reconsiderar como o trabalho é feito e onde é feito”, diz ela. Dar aos funcionários o que eles precisam, possivelmente incluindo sua estação de trabalho principal em casa, os ajudará a se adaptarem melhor ao tempo que passam no escritório.


6 Use o poder do Fomo


Quando as pessoas se sentem seguras e confortáveis, há um aspecto que pode se perder na discussão sobre “voltar ao escritório”: pode haver muitos benefícios. “[Os funcionários] gostam do contato cara a cara. Eles gostam dos relacionamentos pessoais ”, diz Bersin. E algumas atividades, como o brainstorming de novas ideias ou a realização de uma reunião de planejamento rigoroso, geralmente funcionam melhor pessoalmente do que por meio de uma videoconferência, acrescenta.


Depois, há a parte divertida: à medida que o trabalho volta ao normal e é seguro reunir-se, festas de escritório, encontros e oportunidades simples para se reconectar com nossos colegas de trabalho serão motivadores para que os funcionários retornem ao escritório. E quando as pessoas começarem a voltar e a ter reuniões pessoais, uma medida de FOMO - medo de perder - provavelmente fará com que outros se juntem a eles, diz ele.


E quanto às empresas que se tornaram remotas? Bersin tem uma previsão. “Essas empresas que disseram, você pode trabalhar em casa pelo resto da vida? Eles provavelmente vão apenas desfazer isso e dizer: 'Sim, nós meio que gostaríamos que vocês voltassem de vez em quando.' ”


Forçando os funcionários a voltar ao escritório? Prepare-se para enfrentar as consequências


As empresas devem considerar modelos híbridos para voltar ao trabalho, especialmente considerando a ameaça da variante COVID Delta, escreve Mike Massaro.


Os funcionários não precisam ficar juntos em um escritório cinco dias por semana para fazer bem o seu trabalho.


Na verdade, dada a natureza global de muitas empresas hoje, já era comum antes da pandemia do coronavírus que os funcionários trabalhassem um ou dois dias fora do escritório.


A pandemia apenas reforçou a urgência de adaptação das empresas: não devemos forçar as pessoas a voltarem aos seus cargos. E com os casos da variante Delta se multiplicando rapidamente, proteger o futuro de sua força de trabalho híbrida é a coisa mais prudente a se fazer.


Sei que algumas empresas acharão isso difícil de engolir e que muitas pessoas acreditam que os negócios devem ser feitos no escritório. Mas eu encorajaria os executivos a considerar o seguinte.


Os funcionários ficarão mais satisfeitos quando confrontados com menos compensações permitir que os funcionários alcancem o equilíbrio entre vida profissional e pessoal irá percorrer um longo caminho para garantir que eles mantenham a produtividade e o engajamento.


Um recente estudo de pesquisa da Accenture sobre o futuro do trabalho afirmou que os funcionários que tiveram uma situação de trabalho híbrida durante a pandemia “tinham melhor saúde mental, relacionamentos de trabalho mais fortes e eram mais propensos a se sentirem melhor e menos cansados ​​trabalhando para suas organizações. ”


Nesse ambiente, chegamos à conclusão de que onde as pessoas trabalham é muito menos importante do que como elas podem ser mais produtivas, tanto pessoal quanto profissionalmente. As pessoas precisam ter equilíbrio para dar o melhor de si e temos que confiar nelas para tomar essas decisões.


Se acabar com o trajeto diário de ida e volta de mais de duas horas os ajuda a fazer isso, nós somos todos a favor. Se outras pessoas estiverem interessadas em passar o tempo em um escritório moderno da cidade, queremos oferecer isso também.


Um local de trabalho híbrido ajudará a reter e recrutar os melhores talentos


Todos nós lemos ou ouvimos sobre a “Grande Renúncia”, em que os funcionários estão deixando seus empregos em um ritmo sem precedentes por situações de trabalho mais favoráveis, ou simplesmente tirando uma folga. De acordo com um relatório recente da Monster.com, até 95% dos funcionários estão considerando mudar de emprego.


Embora muitas dessas estatísticas se apliquem a indivíduos da indústria de serviços, preocupações semelhantes se aplicam à indústria de tecnologia. Uma pesquisa recente da Prudential sugere que 26% dos trabalhadores planejam deixar seus empregadores após a pandemia, e 72% disseram que a pandemia os fez repensar suas habilidades.


Daqueles que procuram novos empregos, metade das pessoas que atualmente trabalham remotamente dizem que se sua empresa atual não oferecer opções de trabalho remoto de longo prazo, eles procurarão um emprego em uma empresa que ofereça.


Em um mercado de trabalho extremamente competitivo, as empresas devem fazer tudo o que puderem para investir em seus funcionários e ampliar seu pool de talentos. Não fazer isso os expõe ao risco de perder a força vital de seus negócios.

Manter a cultura fora do escritório


Não faz muito tempo que a cultura da tecnologia costumava ser sinônimo de mesas de pebolim, lanches grátis e happy hours depois do trabalho. Essas vantagens eram boas, mas apenas focar nelas não acerta o alvo. Grande cultura tem a ver com comunidade - formando relacionamentos profissionais e pessoais que duram a vida toda.


Da mesma forma que os funcionários desejam uma remuneração competitiva e outros benefícios, eles também desejam saber que estão trabalhando para uma empresa com objetivos específicos. Agora, mais do que nunca, os funcionários querem ver a diversidade, a equidade e a inclusão na vanguarda da lista de prioridades de uma empresa. Os funcionários esperam uma comunicação aberta e transparente da liderança e desejam ser ouvidos e incluídos na visão compartilhada da empresa.


O escritório em mudança


O futuro do trabalho será híbrido. O escritório não está obsoleto, porque alguns aspectos do trabalho funcionam melhor quando as pessoas estão juntas em um espaço físico. Mas a aparência do escritório precisa mudar. Na Flywire, estamos repensando como podemos otimizar os espaços que temos para uma força de trabalho mais móvel, alguns dos quais não precisam mais de mesas dedicadas.


A chave para essa mudança é não ser prescritivo com seus funcionários. No final das contas, você confia em seu pessoal para entregar ou não - independentemente de onde eles estejam localizados. Se você fornecer flexibilidade e capacitá-los a viver uma vida gratificante, todos terão mais sucesso.


Se você acredita que o trabalho home office é um bom caminho para melhor produtividade, compartilhe esse vídeo com o pessoal do RH da sua empresa. Plante essa semente de reflexão sobre a nova forma trabalho utilizada em empresas do mundo todo que está gerando muito mais satisfação nos colaboradores e melhorando os resultados nas empresas.

 
 
 

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